Sobre nós

O GEDE (Grupo de Expressão Dramática de Escapães), nasceu a 10 de Outubro de 1992.

E como tudo o que nasce tem um período de gestação, o GEDE não foi exceção, e sob o comando da professora Rosa Mortágua, um grupo de amigos com uma vontade enorme de fazer teatro, resolveu dar asas a um projeto da professora Conceição Henriques e transportar para os palcos toda a sua energia própria da juventude.

Fruto dessa energia o GEDE levou a palco a sua 1ª peça “Venha ver Escapães passar” a 10 de Outubro de 1992. Esta primeira peça foi um sucesso e caracterizou-se por uma forte crítica social à própria terra, e foi o início de um percurso que chega até aos dias de hoje.

E porque a irreverencia caracteriza a forma de estar do grupo, o GEDE desde o primeiro dia, tem levado ao palco peças com carácter interventivo, tais como:

            - Venha ver Escapães passar

            - Jantar de Natal

            - Pais, filhos e outros parecidos

            - Auto das Terras de Santa Maria

            - Noite da má-língua

            - Eça de Queiroz faz fogo cruzado

            - Estará ele mesmo morto?

            - Confissões Íntimas

            - António Simões o bem-amado

            - O Atrevido

            - A Partilha

            - Auto da BANCA do Inferno

            - Adão sem Eva

            - REQUIEM PARA CARNE

            - HOMENS MULHERES venha o diabo e escolha

            - Jubileu e Romieta

            - Os (des)AMORES de Inês

            - GEDE TV dá cá o comando

            - GEDE TV dá cá o comando 2 com a participação especial do ator Eduardo Madeira

           - Juntos & Separados Lda. (Filme)

           - Estará ele mesmo morto? (Reposição)

            - GEDE TV 3 A Revolução

            - GEDE TV 3.5 O Último Quadro com a participação especial dos atores Carlos Cunha e Erika Mota

            - Auto da Divina Anunciação (Em cena)

 

Atualmente o GEDE tem em cena "Juntos & Separados LDA." (Filme), "Auto da Divina Anunciação"

Em 2015 o GEDE participou com dois atores (Ricardo Silva e Pedro Santos) no Filme "Amor Impossivel" do realizador António Pedro Vasconcelos. Em 2017 o ex ator do GEDE António Mortágua, agora ator profissional, é o protagonista do filme "Ramiro" do realizador Manuel Mozos. Filme com estreia marcada em 1 de Março de 2018.

Em 2023 a "nossa" Sofia Castro ganhou o prémio New Talent promovido pela revista NIT.

O GEDE colaborou com a Associação Profissional de Médicos Dentistas (A.P.M.D.) com a peça “ Branca de neve e os 7 dentões”, no programa “O médico dentista é teu amigo”.

Outro grande momento foi a comemoração dos 25 anos da Revolução dos cravos, com a peça “Na minha terra havia uma palavra proibida”.

A Recriação do massacre dos Quintados (Invasões Francesas) em Arrifana foi outro dos grandes momentos do GEDE assim como a RECRIAÇÃO HISTÓRICA DO CENTENÁRIO DA REPUBLICA EM 2010 (video). Estas iniciativas foram organizadas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e coordenadas pelo GEDE.

É de destacar ainda, várias participações nas edições da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.

O GEDE foi o primeiro grupo de outro concelho, a participar no Festival de Teatro de São João da Madeira e conta já com doze participações consecutivas com as peças “António Simões o bem-amado”, “O Atrevido”, “A Partilha”, "Auto da BANCA do Inferno", "Adão sem Eva", "REQUIEM PARA CARNE", "HOMENS MULHERES venha o diabo e escolha", "Jubileu e Romieta", "Os (des)AMORES de Inês", "GEDE TV dá cá o comando", "Estará ele mesmo morto?", "GEDE TV 3 A Revolução" e "Auto da Divina Anunciação". Respetivamente da IV à XVI edições deste festival.

Alguns dos textos das peças levam o cunho do grupo, ou porque foram escritos por um dos elementos, ou porque foram adaptadas para se aproximarem da realidade atual e local.

Um dos grandes momentos do GEDE foi a estreia do espetáculo “GEDE TV dá cá o comando 2” em novembro de 2019 no grande auditório do Europarque com a participação especial do ator Eduardo Madeira. Com lotação esgotada (1408 lugares) este foi sem dúvida um marco importante na nossa história.

Em Fevereiro de 2024 o GEDE voltou a arriscar e desta vez convidou os atores Carlos Cunha e Erika Mota para mais uma saga do nosso GEDE TV. Com casa cheia, o Cineteatro António lamoso, foi o palco escolhido para este que é o grande momento do GEDE até aos dias de hoje. Quer pela experiencia, quer pela aprendizagem e principalmente pela amizade que criou com estes dois belissimos atores.

Muitos foram os atores que já passaram pelo GEDE, mantendo-se atualmente o grupo com cerca de 22 jovens.

Alguns dos seus ex atores são neste momento atores profissionais como é o caso do “nosso” António Mortágua e da "nossa" Sofia Castro. Sendo que a "nossa" Sofia de vez em quando ainda dá uma perninha ao GEDE.

Casados e já com filhos, existem elementos no grupo desde 1992.

    Escapães merece-te, porque tu és o seu riso franco e a sua tristeza magoada. És a sua verdade, a sua franqueza, a sua falsidade, a sua inveja e tudo representarás á “boca de cena”. - In O Escapanenense por Maria Rosa Mortágua.